fbpx

Castração e cirurgias para animais

A castração é uma das medidas mais importantes para controle populacional de cães e gatos. A cirurgia também ajuda a evitar diversos problemas de saúde, como os tumores de testículo, próstata e mamários.

Alguns estudos apontam que fêmeas castradas antes do primeiro cio têm 90% menos de chances de desenvolver câncer de mama. Os efeitos comportamentais da castração também são bastante importantes. Cães e gatos castrados tendem a ficar mais calmos, caseiros e menos agressivos.

A castração é um procedimento invasivo e, como tal, exige cuidados. A técnica dura cerca de 30 minutos e envolve a retirada das gônadas dos animais, local das células produtoras de hormônios sexuais.

Nos machos, tanto em cães quanto em gatos, a operação é menos invasiva. Consiste na retirada dos testículos – o que implica numa redução expressiva de testosterona.

Já nas fêmeas – de ambas as espécies – é necessário realizar uma incisão no abdome para remoção do útero e dos ovários. O procedimento que reduz a produção de estrógeno e progesterona.

Quando fazer a castração?

Todos os cães e gatos podem ser castrados. No entanto, o período indicado para fazer a castração é bastante relativo. Depende, entre outros fatores, da maturação hormonal e do porte do Pet.

Em alguns casos, a castração pode ser feita ainda na fase de filhotes. Contudo, é interessante que o seu cão ou o gato já tenha tomado todas as vacinas. Este cuidado visa reduzir o risco de contaminação no ambiente hospitalar.

Exames prévios

Seu animal merece ser tratado com todo respeito e atenção. Por isso, é necessário que, antes do procedimento, o médico veterinário avalie o seu pet através de exames de sangue e cardiológicos. Somente assim ele conhecerá as reais condições de saúde do paciente e poderá trabalhar com segurança.

Pós-Cirúrgico

A cicatrização da cirurgia de castração deve acontecer entre 7 e 10 dias após o procedimento. Um curativo especial é feito no local da incisão.

Indica-se o uso de roupa própria e até mesmo de um colar elizabetano para evitar que o pet lamba ou arranque os pontos. É importante que o dono do Pet tenha estes itens em mãos quando for buscá-lo.

Normalmente, o animal retorna à rotina normal já no segundo dia pós-castração. Pede-se apenas para evitar grandes esforços e reduzir os passeios. Duas avaliações devem ser feitas durante a recuperação: uma após 3 dias e outra após 5 ou 7 dias, para a retirada do curativo.

Quem somos

Somos um casal há aproximadamente 10 anos, nos conhecemos na Faculdade (Universidade Estadual de Londrina), e desde então iniciamos nossos estudos, mestrados, pós-graduações e especializações nas áreas de Medicina Integrativa e Holística, nas instituições UNESP, Bioethicus, USP e UNIFESP.
Há 3 anos fundamos o Instituto Holosvet, voltado ao estudo da Medicina Veterinária Holística, atendimentos, eventos e cursos.

Dr. Gustavo de Calasans & Dra. Cacá Spera

“Somos movidos pelo Amor, aos Animais e as Terapias Holísticas”

Contatos

INSTITUTO HOLOSVET
Rua: Augusto Pereira de Moraes, nº 532. Penápolis, SP.
Cel: (18) 9 9796 4622. Tel: (18) 3652 6688
Email: contato@holosvet.com.br