Assim como os seres humanos, os cães e gatos também devem ter cuidados especiais de saúde. A vacinação é um cuidado essencial, pois por meio dela seu animal fica protegido de doenças infecciosas e contagiosas que podem até ser fatais.
As vacinas são fabricadas com vírus e/ou bactérias mortos ou inativados que não causam doenças, mas preparam o sistema imunológico do organismo a se defender.
Com a vacinação, o sistema de defesa dos cães e gatos se torna habilitado a produzir anticorpos de maneira mais rápida e combater os vírus e/ou bactérias invasoras.
O sistema de defesa mantém por um tempo a habilidade de produzir rapidamente os anticorpos. Com o passar do tempo, esta habilidade vai se deteriorando havendo a necessidade da revacinação anual.
Das vacinas, duas são obrigatórias: as vacinas múltiplas e antirrábicas.
As múltiplas protegem contra várias doenças como, por exemplo, a Parvovirose e a Cinomose nos cães e a Rinotraqueíte e Leucemia Viral nos gatos.
Para os cães existem ainda algumas vacinas facultativas que devem ser aplicadas de acordo com recomendação do médico-veterinário e o risco de exposição do animal a essas doenças. São elas: Leishmaniose, Giardíase e Tosse dos Canis.